Observar como uma criança se comporta frente a alimentação e se espelhar, significa aumentar a sintonia com o seu corpo e comida.

Comer com prazer e experimentar o novo
As crianças comem o que elas gostam e por que não fazer o mesmo? Há uma infinidade de alimentos que podem compor um cardápio saudável e equilibrado. Que tal buscar aqueles que te deixam mais feliz? Vale a pena brincar com as texturas e formas de preparo! Talvez cenoura crua não tenha uma textura que te agrade, mas uma alternativa pode ser assá-la ou cozinhá-la com especiarias. Essas variações, de um mesmo alimento, pode fazer você descobrir novos gostos. Pratique suas habilidades de “chef” e esteja aberto a provar alimentos diferentes e novas maneiras de prepará-los!

Comer quando se tem fome e parar quando estiver satisfeito
Já reparou que as crianças comem quando sentem fome biológica e param de comer quando se sentem saciadas? Nessa correria do dia a dia, pode ser difícil saber quando se está com fome ou quando apenas estamos com vontade de comer algo, seja porque estamos tristes ou ansiosos. Dedicar um tempo para se sincronizar com o que o corpo está falando pode ser a chave para o sucesso! Fique atento para quando o seu rendimento nas atividades cotidianas cai, quando o estômago “ronca” ou vem aquele incômodo de dor de cabeça.

Coma com atenção
Por que falamos para as crianças que não é bom comer na frente da TV, mas não nos desconectamos do smartphone durante as nossas refeições? Os benefícios de comer com calma e em um ambiente tranquilo, também valem para nós. Por isso, preste atenção ao que está comendo, a hora da refeição não combina com distrações e pressa!

Apreciar com os olhos e valorizar as cores
Quando se prepara o prato de uma criança, o cuidado com as cores e apresentação são redobrados. Por que não temos esse mesmo cuidado quando fazemos o nosso próprio prato? Cores diferentes significam uma diversidade de nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes. Essa diversidade nos alimentos favorece um aporte adequado de nutrientes essenciais.

 

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