Antecedentes, Bobeiras e Consequências

Para romper um hábito, você precisa se conscientizar dos gatilhos que o levam a “marcar bobeira” em seu modo de ser. Hábitos alimentares representam muito mais do que uma simples atração por sabores considerados agradáveis.

Eles são desencadeados por determinadas emoções ou Então um comportamento repetitivo ou hábito, também pode ser o decomposto no que chamo de “ABC”: antecedentes, bobeiras, consequências.  Ou seja: se estiver estressado (antecedente), você vai comer um chocolate (“marcar bobeira”) para se sentir melhor (consequência), embora o efeito imediato seja agradável, o resultado, depois de repetições e calorias extras, será engordar, o que é desagradável. Portanto, a respeito de seus hábitos alimentares, é muito importante dissociar o estresse da comida e associá-lo à rotina saudável, como caminhar e fazer meditação ou relaxamento, por exemplo.

 

1. Elimine os antecedentes
Reduza o seu estresse com atividade física.

 

2. Restrinja estímulos compensatórios
Corte da lista do supermercado todo tipo de guloseima e, em seu lugar, compre frutas, gelatina diet, legumes e lácteos desnatados.

 

3. Reconheça seu esforço
O mais difícil na vida é mudar hábitos já estabelecidos, mesmo quando se sabe que eles estão causando problemas. O comportamento humano não é um interruptor que pode ser acionado ou desligado à vontade. Qualquer hábito só desaparece lentamente — e quase sempre é substituído por outro.
Todos nós somos criaturas de hábitos, está em nossos genes. Nossa infância é prolongada, se comparada à de outros animais, o que nos dá a oportunidade de dominar tudo o que precisamos aprender quando formos adultos.
Esse aprendizado passa por um processo de repetição. Quando se repete um velho hábito, o seu corpo reage positivamente. Já mudar um hábito, é difícil e exige esforço.

Presenteie-se com algo que lhe satisfaça — pode ser uma ida ao cabeleireiro ou uma bolsa de modelo diferente.

 

4. Cerque-se de boas companhias
Evite pessoas que tendem a criticar e se aproxime das que gostam de elogiar.

 

Atenção Este material de treinamento tem como objetivo auxiliar sobre questões básicas de nutrição e estimular à conscientização e mudança de hábitos para uma vida mais saudável e não substitui uma consulta médica ou de um nutricionista.

Por Dr. David Heber Presidente do Instituto de Nutrição Herbalife

Deixe uma resposta